Assuntos Desafiadores

Soja: um olhar diferenciado para a commodity

Compartilhando perspectivas

Mariana Saffioti

Compartilhando perspectivas


Explorar tópicos difíceis exige cooperação e saber ouvir. Nesta primavera, Mariana Saffioti, do Rabobank Brasil, passou três meses com a equipe de Comunicação Corporativa em Utrecht. Ela trabalhou com colegas holandeses em um projeto sobre soja, sustentabilidade e desmatamento, que resultou no documentário abaixo. Aqui, Mariana e a cineasta Lilian Brave discutem o que aprenderam trabalhando juntas.

Mariana Saffioti: Quando entrei para a sua equipe, fiquei impressionada ao saber que a soja é um tópico delicado na Europa! Nossos clientes do Rabobank Brasil são realmente pioneiros em sustentabilidade - trabalhamos próximos a eles, sabemos que seguem as rigorosas leis florestais do Brasil e ainda preservam entre 20% a 80% de suas terras.


Lilian Brave: Mesmo depois de tudo o que você nos contou, eu era cética. O desmatamento é um tópico muito comentado e na Europa vemos apenas a cobertura unilateral da imprensa.


Mariana: Fiquei feliz por você ter viajado ao Brasil para o documentário. Eu tinha certeza de que visitar uma fazenda e conversar com ONGs e especialistas mostraria o importante trabalho que fazemos para apoiar os clientes, especialmente em sustentabilidade.


Lilian: Você estava certa. Acredito que estamos fazendo um bom trabalho - mesmo em um lugar desafiador. Esse projeto também me fez pensar muito mais sobre como minhas próprias escolhas podem impactar agricultores longe da Holanda.


Mariana: Aprendi como é importante entender a cultura, os desafios e os modelos de negócios em diferentes países. É essencial ouvir atentamente seus colegas e questionar suas crenças.


Lilian: Exatamente. Precisamos estar abertos a diferentes perspectivas. Não existe uma verdade única.


Mariana: Eu também aprendi que devemos comunicar mais sobre as melhores práticas que temos no Brasil, pois apenas más notícias chegam à imprensa europeia! Nós brasileiros também podemos nos inspirar nos europeus - vocês estão sempre tentando melhorar e procuram fazer cada vez mais com menos.


Lilian: Eu vi o ótimo trabalho que o Rabobank faz no Brasil. Mas aprender sobre soja também me ensinou que todos podemos melhorar. Preços justos, rastreabilidade, produtos sustentáveis. Devemos incentivar essas coisas e estar dispostos a pagar por elas. O desmatamento não é apenas um problema para um país. Se realmente quisermos cultivar um mundo melhor juntos, esta deve ser uma responsabilidade compartilhada.

Lilian Brave