Empreendedorismo


01

Kirsten Konst

02

FoodBytes!

03

Food Loss Challenge na Ásia

Empreendedorismo


01

Kirsten Konst

02

FoodBytes!

03

Food Loss Challenge na Ásia

01

Kirsten Konst

Crescimento, inovação e sustentabilidade em parceria

“Queremos ajudar os empreendedores a chegarem onde precisam chegar - sejam eles uma startup que precisa de uma plataforma de lançamento ou uma multinacional renomada que quer inovar ou preparar suas operações para o futuro. Independentemente do tamanho, ajudar os empreendedores a desenvolverem seus negócios de maneira sustentável é essencial para nossa missão. Para que isso aconteça, investimos em empresas promissoras, é claro, mas o Rabobank também apoia a inovação e a sustentabilidade por meio de iniciativas como o Prêmio de Inovação Sustentável, programas de networking e mentoria como o FoodBytes! e eventos de compartilhamento de conhecimento como o F&A Next e o Global Farmers Master Class.”

Nathalie, terceira à esquerda, com o time FoodBytes!

02

FoodBytes!

O FoodBytes! é uma plataforma conecta startups de alimentos e agri-techs e investidores influentes, clientes e venture capitalists.

Em 2015, quase ninguém sabia o que era o FoodBytes!, até Nathalie Gibson se envolver no projeto. Desde então, foram realizados quinze eventos em três continentes, com 265 startups e scale-ups que apresentaram suas ideias para um total de 4.700 participantes. Qual é o segredo do seu sucesso? “As equipes internas e externas com as quais trabalhamos”, explica Nathalie. “Uma parte essencial do meu papel é ouvir atentamente nossos clientes. Afinal, eles são possíveis patrocinadores, mentores e investidores. Discuto seus objetivos de negócios com eles e vejo como as startups podem ajudá-los a atingir esses objetivos. Fico muito contente em ver essas conexões se desenvolverem.”

03

Food Loss
Chal
lenge na Ásia


Produtores e consumidores compartilham uma unidade de armazenamento a frio Ecofrost em um mercado em Mandi, India.

A perda de alimentos ocorre em toda a cadeia de suprimentos, mas é particularmente devastadora para as pequenas propriedades. O Food Loss Challenge na Ásia apoiou iniciativas baseadas em tecnologia para ajudar os agricultores a não desperdiçar alimentos.

O armazenamento a frio movido a energia solar pode não parecer revolucionário, mas, para pequenos agricultores, ele pode ser um divisor de águas. A unidade de resfriamento Ecofrost está ajudando os agricultores em toda a Índia a reduzir as perdas de alimentos em 20% - em alguns casos, quase dobrando sua renda.


Oitenta por cento dos 450 milhões de pequenos agricultores do mundo vivem na Ásia. As perdas pós-colheita não afetam apenas seus meios de subsistência - elas podem repercutir por toda a cadeia de valor alimentar. Participe do Food Loss Challenge do Rabobank na Ásia, um programa de mentoria e concurso de apresentação de propostas para startups com soluções de combate a perdas. A unidade de armazenamento a frio Ecofrost, criada pela Ecozen Solutions, sediada na Índia, foi a vencedora em inovação do desafio de 2018. Sua infraestrutura de refrigeração reduz o desperdício, aumenta o tempo de armazenamento e oferece aos agricultores mais controle sobre quando e onde eles vendem itens perecíveis.


“Estima-se que 30% da perda de alimentos ocorre entre o portão da fazenda e o consumidor”, diz Albert Boogaard. O chefe de inovação do Rabo Foundation é apaixonado por como a tecnologia e o empreendedorismo podem capacitar os pequenos agricultores.

“O Food Loss Challenge fez a ponte entre startups e investidores, usuários e outros empreendedores”, diz Albert. “Queríamos promover parcerias e estimular a cooperação entre os participantes porque sabemos que eles têm produtos e ideias altamente complementares. Todas as iniciativas que vimos foram impressionantes, mas combinadas são ainda mais poderosas.”

“A tecnologia é essencial, mas o elemento humano determina o sucesso”

Uma coisa que o desafio enfatizou é que os empreendedores não podem depender apenas de tecnologia inteligente. A cooperação é fundamental. Soluções como o refrigerador Ecofrost costumam ser lançadas aos agricultores por meio de suas cooperativas e grupos de produtores. Albert: “As organizações locais podem converter dados sofisticados em pontos de ação simplificados para cada agricultor. A tecnologia é essencial, mas no final é o elemento humano que determina seu sucesso.”