Rabobank & Alimentação


01

Alimentos mais sustentáveis

02

Nutrição: O poder curativo dos alimentos

03

Terra: Promovendo finanças verdes

04

Estabilidade: Fortalecer as cooperativas de agricultores

05

Desperdício: Futuros campeões no aproveitamento de alimentos

06

Conectando produtores rurais e cidadãos

01

Alimentos mais sustentáveis


“Cultivando um mundo melhor juntos” e o que comemos: como os dois se relacionam? E o que isso tem a ver com o Rabobank? Berry Marttin e Jan van Nieuwenhuizen, ambos membros do Managing Board, respondem essas perguntas em uma breve entrevista.

“Nas décadas de 1960 e 70, o setor de alimentos e agricultura passou por um período de imensas mudanças. Graças à inovações na agricultura e horticultura, conseguimos alimentar mais pessoas do que nunca - e com um custo menor. É uma história de sucesso sem precedentes, mas na época não tínhamos ideia da contrapartida”, diz Berry.


“Um relatório recente da ONU constatou que os métodos atuais de produção de alimentos representam mais de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa”, acrescenta Jan. “Ao mesmo tempo, a disposição dos consumidores de pagar mais por alimentos produzidos de maneira sustentável tem demorado para se desenvolver. É por isso que é nossa tarefa garantir uma produção mais sustentável na cadeia de alimentos e incentivar os consumidores a fazer escolhas mais ecológicas”.


Mudando junto com os clientes

"Estamos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com o Acordo de Paris", diz Berry. “Muitos de nossos clientes já estão contribuindo para esses compromissos com a ajuda de tecnologia, ciência, inovações e coalizões. Estimulamos, facilitamos e financiamos muitas dessas inovações. E participamos de muitas dessas coalizões, como o Terra e FoodBytes!. Isso inclui nossa participação com assentos em nove mesas redondas, com o objetivo de acelerar as mudanças em direção à sustentabilidade nas cadeias de suprimentos, como as de óleo de palma e soja. Isso inclui nossa colaboração com a ONU Meio Ambiente no AGRI3Fund, por meio da qual estamos reduzindo o desmatamento causado pela agricultura. Há também o Biodiversity Monitor, onde unimos forças com a FrieslandCampina e o WWF International (WWF) para recompensar os esforços dos agricultores para promover a biodiversidade”.

“Estamos alimentando mais pessoas
do que nunca ”

Acelerando a transição

“Com nossa rede, conhecimento e soluções financeiras, o Rabobank pode desempenhar um papel poderoso para tornar as cadeias de suprimento de alimentos mais sustentáveis”, conclui Jan. “Como um banco global, estamos envolvidos com todos os participantes da indústria de alimentos do mundo todo. Isso nos coloca em uma posição ímpar para reunir os conselhos de administração em uma única mesa, a fim de formar essas coalizões. Somente juntos podemos acelerar a transição para a produção sustentável de alimentos”.

NOTÍCIAS


02

NUTRIÇÃO

O poder curativo dos alimentos

03

TERRA

Promovendo finanças verdes

05

DESPERDÍCIOS

Futuros campeões no aproveitamento de alimentos

04

ESTABILIDADE

Fortalecer as cooperativas de agricultores

06

RABO FOOD FORWARD

Conectando produtores rurais e cidadãos


O Rabo Food Forward é um programa que nos ajuda a entender os desafios enfrentados pelas cadeias regionais de produção de alimentos. O analista do RaboResearch, Lambert van Horen, explica como o conhecimento local está incentivando soluções locais.