Saúde financeira


01

Mariëlle Lichtenberg

02

Financiamento inclusivo para agricultores quenianos

03

Desenvolvimento por meio de parcerias

04

Aumentando os negócios familiares

01

“O Rabobank tem tudo a ver com independência financeira - na Holanda e além. No mercado holandês, oferecemos ideias e conselhos práticos para ajudar nossos clientes a fortalecer sua saúde financeira, com atenção especial àqueles mais vulneráveis. Nem todo mundo sabe que o Rabobank assume um papel semelhante fora da Holanda, capacitando cooperativas e pequenos agricultores a se tornarem autossuficientes financeiramente.”

Mariëlle Lichtenberg (left)

Membro do Managing Board

02

Financiamento inclusivo para agricultores quenianos


A Agri-wallet, um sistema de pagamento digital financiado pela Rabo Foundation, ajuda os agricultores africanos a aumentar sua produção, expandir seus negócios e economizar dinheiro.

Hoje, cerca de 20.000 pequenos agricultores no Quênia estão usando a Agri-wallet para comprar insumos. Mas o cofundador, Ad Rietberg, sonha em atingir 10 milhões de usuários em 25 países na próxima década. Por meio de empréstimos consignados, os agricultores podem usar suas “carteiras” digitais para comprar sementes e fertilizantes nas lojas participantes. Eles também podem receber pagamentos e poupar dinheiro através do sistema. Isso é algo relevante: na África e na Ásia, 50 a 60% dos agricultores não dispõem de recursos para comprar as ferramentas que precisam para melhorar ou expandir seus negócios. “A Agri-wallet oferece financiamento para pequenos agricultores que não são de interesse comercial para os grandes bancos”, explica Ad.


Graças à tecnologia blockchain, os fundos que os agricultores recebem só podem ser gastos na cadeia de suprimentos agrícolas. Os donos das lojas têm suas próprias Agri-wallets, usadas para obter produtos de atacadistas. “Ao investir em boas sementes e fertilizantes, os agricultores podem aumentar sua produtividade em 300%. Isso traz uma mudança de vida - eles podem sair da pobreza e produzir comida suficiente para toda a comunidade” comenta Ad.


“Nossa parceria com o Rabobank não poderia ser melhor. O banco tem sido muito bom em contribuir com ideias e soluções. Os especialistas em dados envolvidos no programa Data for Food, por exemplo, estão explorando como poderemos melhorar a eficácia e a eficiência” finaliza Ad.

03

Desenvolvimento por meio de parcerias


Na África, a Rabo Partnerships apoia os bancos locais para garantir que o continente possa atender às suas próprias necessidades alimentares no final deste século. Marianne Schoemaker explica o impacto que a cooperação pode ter no desenvolvimento econômico e na segurança alimentar.

04

Aumentando os negócios familiares

Marc Oostdijk, Sustainability and Community Engagement Manager do Rabobank na Austrália e Nova Zelândia, lançou uma iniciativa para apoiar jovens agricultores na Austrália.

“O grande desafio aqui na Austrália é possibilitar que jovens agricultores continuem os negócios da família. Eles têm dificuldade em levantar capital e muitas vezes não têm o conhecimento comercial e financeiro necessário. A próxima geração de agricultores desempenhará um papel extremamente importante para enfrentar o desafio global de alimentos. É por isso que estamos organizando oficinas em todo o país 'Aumentando os negócios familiares' - uma iniciativa de alto impacto que alcançará 5.000 jovens agricultores. Eu não sabia muito sobre o mundo agrícola quando cheguei aqui, mas descobri como posso ajudar os produtores de uma maneira que você não esperaria de um banco. Esta é a minha paixão e estou empolgado em fazer parte dela“ finaliza Marc.